Ajuda-me a ganhar o passatempo Porshe do Futre

3.22.2011

Fui plagiado! Tirem as vossas conclusões.

Campanha do Instituto Politécnico de Beja





Nem sei por onde hei-de começar porque estes casos deixam-me fora de mim. Se há coisa que abomino à face da terra é falta de ética, falta de profissionalismo e desonestidade intelectual. No fundo, até gostava de acreditar que esta foi uma feliz coincidência, que alguém, noutra parte do mundo, neste caso  Leiria, ao mesmo tempo, Dia Mundial da Árvore, tivesse a ideia de plantar uma árvore por cada gosto no Facebook como eu , responsável pela campanha do Instituto Politécnico de Beja, em conjunto com a equipa do Gabinete de Imagem e Comunicação daquele instituto, tive (mos). 

Até aqui tudo bem. Porém, começava a achar muita coincidência, caso essa mesma pessoa, neste caso a empresa BizLab, utilizasse precisamente o mesmo nome, "Planta(e) uma árvore à distância de um clique", e   
o mesmo slogan, "Por cada gosto no Facebook a entidade x vai plantar uma árvore por ti(si)", que nós usamos na nossa campanha.

Imaginem ainda que essa empresa, por acaso do destino, se lembraria de grafar a palavra clique na versão portuguesa, e não click em inglês, como optariam por colocar o botão "gosto", em português, e não "like", na sua versão original.

A coincidência iria começar a ganhar proporções dantescas, se o slogan dessas mesmas campanhas tivesse o mesmo tipo de letra e a palavra "Plante" num verde mais claro, a palavra "Árvore" num verde mais escuro e a palavra "Clique" a azul.

Por fim, depois disto tudo, se me dissessem ainda que o slogan das duas campanhas estava disposto em ambos os cartazes da mesma forma, isto é, "Plante" na primeira linha, "Uma Árvore", na segunda linha, e "À distância de um clique", na terceira linha, eu só teria a dizer: "Naaa...isto foi um plágio de amadores".

Penso que foi o caso!

(Em actualização)

A discussão está acesa aqui.

A Marketeer acaba de publicar uma notícia sobre a polémica aqui.


3 comentários:

  1. Olá Carlos! Primeiro uma palavra de conforto: se você foi plagiado considere a sua campanha um sucesso rsrsrs
    Brincadeiras a parte, junte todas as provas possíveis e confronte-as com as alegações da Bizlab. Não se preocupe porque em casos de plágio, apesar de muitas vezes demorar a verdade sempre é descoberta! Sucesso e boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Paula, foi precisamente o que fiz. Estou de consciência tranquila e sei que a verdade, demore o tempo que demorar, virá sempre ao de cima. Obrigado pelo apoio.

    ResponderEliminar
  3. Estou te seguindo; me segue também:
    http://ondeoventofazacurvalagoinha.blogspot.com/2011/03/injustice-that-must-be-corrected.html?spref=tw

    ResponderEliminar